Notícia

Não deixe a saúde em casa estas férias!

Novos conceitos, novas realidades, o futuro é sem dúvida a prevenção, o exercício físico, a longevidade e hábitos alimentares saudáveis.

Porquê engordar 2-5Kg nas férias?

Normalmente tiramos férias do trabalho, dos colegas, da família, dos vizinhos, do exercício físico e das regras alimentares. Pode tirar de tudo menos da sua saúde.

O começo de férias é sinónimo de relax, diminua o ritmo e aproveite o tempo livre para fazer tudo aquilo que não consegue encaixar na sua agenda do dia a dia.

Se passamos a maior parte do tempo em estado “dolce fare niente” então o nosso gasto energético diminui drasticamente.

Se ingerir mais calorias e queimar menos, sem dúvida que irá aumentar o peso e a sua barriguinha. Consuma somente o que vale a pena, não se perca por qualquer alimento.

Aproveite o sol para aumentar o stock de vitamina D, fazer aquele treino power, experimentar terapias holísticas, aprender a meditar, fazer uma nova posição de yôga, dormir a “siesta”, ler o tal livro recomendado, experimentar alimentos diferentes e claro, ter uma alimentação saudável.

Para facilitar a sua vida, selecionei algumas estratégias e sugestões que vão impedir os famosos quilinhos extras pós-descanso:

1. Mantenha uma rotina, tenha horários para se alimentar;
2. Comece o dia com um copo de água;
3. Tome sempre o pequeno-almoço e leve snacks saudáveis;
4. Evite exagerar no álcool, beberique...no dia seguinte beba sumos detox, chá e água;
5. Coma com calma, organize as suas refeições e não faça passeios gastronómicos, faça escolhas inteligentes, invista em saladas, legumes, proteínas, frutas e água;
6. Coma primeiro as opções mais saudáveis e depois coma o que está com vontade;
7. Tente comer menos à noite, para dormir melhor e acordar mais disposto;
8. Opte por qualidade e não quantidade;
9. Ingira um prato de salada ou sopa antes da refeição;
10. Modere no açúcar, no sal e evite comidas processadas;
11. Utilize um prato menor, não repita as doses, se abusou num dia, compense no dia seguinte;
12. Mantenha-se hidratado/a;
13. Organize o seu sono;
14. Leve na mala roupas fitness, programe o seu treino, gaste energia em atividades físicas, elimine a tensão com uma aula de yôga, meditação ou massagem no hotel;
15. Deixe de lado os assuntos relacionados com o trabalho, dê o seu melhor e não se culpe.
 

  

Viva as férias com prazer, o mais importante é estarmos felizes, saudáveis e cientes das nossas escolhas.

A consciência alimentar não pesa na sua mala, pode levá-la para todo lado, deixo a sugestão de 6 alimentos perfeitos para o verão.

Sardinha, um peixe gordo, com um elevado nível de ómega-3, mas também de proteínas e minerais, nomeadamente, o ferro, o magnésio e o fósforo.

Cerejas, deliciosas e viciantes, anti-inflamatórias, ricas em fósforo, cálcio, flavonoides, ferro e lípidos, contem betacaroteno, ácido elágico e melatonina, são ainda ricas em vitamina A.

Amêijoas e berbigão, à Bulhão Pato é uma das “entradinhas” do verão, pouco calóricas, fonte de ácidos gordos ómega-3, vitamina A, minerais e ricas em vitamina B. Aliadas na prevenção do stress e da depressão e no tratamento da anemia.

Cenoura, se quer ter um excelente bronzeado, deve incluir a cenoura nos seus snacks da praia. Fonte de betacaroteno, poderoso antioxidante que protege a pele da ação dos radicais livres. A vitamina A, presente na cenoura combate a desidratação e é uma aliada na prevenção do acne e das rugas.

Pepino, aos palitos, em saladas ou sumos detox, o pepino é perfeito para refrescar e desintoxicar. Possui poucas calorias, muita água e minerais, antioxidantes e um poderoso efeito diurético. Rico em fibras, potássio, magnésio e betacaroteno, protege o cabelo, a visão e a pele, hidrata, melhora a circulação sanguínea e o trânsito intestinal.

Melancia, excelente fonte de água e de fibra com poucas calorias. Além de muito nutritivo, é um antioxidante natural e fonte de vitaminas do complexo B e C, potássio e licopeno.

E, claro, durante o tempo quente privilegie o consumo de água, água aromatizada (casca de limão e canela, gengibre de rodelas de laranja, hortelã e lima…), chás ou tisanas frias e água de coco.

 

 

Dra. Ana Pinto

Nutricionista (0599N)

Notícias

Conheça o que temos de novo para lhe contar

Gelpeixe marca presença na ANUGA, em Colónia

Gelpeixe marca presença na ANUGA, em Colónia

De 9 a 13 de outubro a Gelpeixe irá marcar presença na ANUGA, a feira comercial líder global para a indústria de alimentos e bebidas, que terá lugar Colónia (Alemanha).
24 Set 2021
Estão abertas as candidaturas às bolsas sociais da Associação Duarte Tarré

Estão abertas as candidaturas às bolsas sociais da Associação Duarte Tarré

Estão abertas as candidaturas às bolsas sociais da Associação Duarte Tarré
20 Set 2021
Gelpeixe associa-se ao Movimento Unidos Contra o Desperdício

Gelpeixe associa-se ao Movimento Unidos Contra o Desperdício

Na Gelpeixe acreditamos que o conceito parte de cada um de nós. Como tal, em setembro de 2021 associámo-nos ao Movimento “Unidos Contra o Desperdício”.
16 Set 2021