Notícia

'Manual de Sobrevivência para festas e após festas' pela nutricionista Dra. Ana Pinto

Quando se fala em época natalícia, a maioria das pessoas pensam, em dias divertidos passados em família ou com amigos, refeições com comidas deliciosas, pratos típicos e sobremesas desta época que normalmente não fazem parte da nossa rotina alimentar. Normalmente pensam na popular frase “perdido por cem, perdido por mil” e no final arrependem-se.


Para além de todas as refeições extra do mês de dezembro, existem 4 dias mais complicados nesta época, no entanto normalmente as pessoas comem em quatro dias o que comem durante 1 mês. Podem chegar a engordar entre 2 a 4kg e o pior é voltar à “dependência dos doces”. Não estrague num mês ou em 2 dias, um ano de alimentação saudável.


Estratégias para pôr em prática nos dias críticos 24, 25, 31 de dezembro e 01 de janeiro?

  • Relaxe! O segredo está em gerir o que come e compensar os excessos com legumes, verduras, frutas e pratos com baixo teor de gordura;
    Se há algo que tem vontade de provar, não sofra, prove. Coma um, mas não repita;
  • Menus saudáveis: com marisco, carnes magras, peixe e legumes. A comida no Natal e na passagem de ano não precisa de ter mais gordura do que a que come normalmente;
    Introduza na ementa de Natal alimentos que melhoram o metabolismo e ajudam a queimar calorias como é o caso da canela, do gengibre, da pimenta, do ananás, do abacaxi, da papaia e do chá verde;
  • Aposte nos caldos e consomês para primeiro prato (para ficar mais cheia e acalmar a fome);
  • Fuja dos molhos, maioneses e natas;
  • Prepare entradas saudáveis, com legumes e ingredientes leves;
  • Mantenha a tradição na consoada, evitando os pratos alternativos de bacalhau muito mais calóricos como o bacalhau com natas e o bacalhau espiritual e privilegie o bacalhau tradicional, confecionado com azeite e acompanhado com couves e legumes;
  • Escolha sobremesas mais saudáveis, como ananás natural, kiwi, morangos e manga, por exemplo.
  • Não coma bolo-rei nem bolos à noite. É melhor durante o dia;
  • Comer devagar para saborear sem pressa a comida e assim, não correr o risco de comer além do necessário, pouse os talheres e mastigue cada alimento cerca de 40 vezes. É o tempo necessário para o cérebro perceber que já está saciada;
  • Caso não seja em sua casa, leve consigo pratos e sobremesas saudáveis;
  • Sente-se ao lado da pessoa mais saudável da sua família, irá sentir-se influenciado a comer de forma mais equilibrada;
  • Divida a sobremesa (Dica: deve comê-la devagar para saborear cada garfada e ficar satisfeito);

Cuidado com as bebidas alcoólicas, é um momento para conviver e descontrair, mas não vamos exagerar. O álcool por vezes é de onde vem a maioria das calorias de um jantar;
Opte por uma única variedade de álcool: vinho, cerveja, cocktails, mas não misture uns e outros todos os dias.


E já agora, o vinho, a cerveja e a cidra são as bebidas com menor teor alcoólico e as que menos engordam.


Não é preciso comer tudo o que está em cima da mesa, opte pelo truque mental MOD: Melhor opção disponível, primeiro olhe para tudo o que existe, depois selecione mentalmente as melhores opções e só depois se serve daquelas que escolheu;


Desfrute da companhia. Concentre-se nas pessoas, ao invés de pensar no que é que vai haver para sobremesa ou qual será o segundo prato.

Estratégias para pôr em prática após dia 25 para “corrigir” os erros:

  • Uma dica simples para ver-se livre da sensação viciante do açúcar é praticar exercício físico, ajuda a acelerar o metabolismo e a controlar os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a vontade de comer açúcar.
  • Volte à rotina, não continue em modo de festa, no dia seguinte deve voltar ao seu plano alimentar habitual, reduzindo as porções que come e, por exemplo, fazendo um jantar só com sopa ou prato com acompanhamento de legumes e/ou salada.

Além dos efeitos na saúde, depois de tanta gordura, sal e açúcar é natural que se sinta mais cansado. Mas antes de optar por regimes restritivos e ficar longas horas sem comer, experimente incluir na sua dieta alguns ALIMENTOS COM PROPRIEDADES DETOX:

  • Beterraba: antioxidante rico em vitaminas e fibras
  • Gengibre: acelera o metabolismo, é um antibiótico e anti- inflamatório natural e aumenta a produção de enzimas digestivas;
  • Aipo: rico em água e fibras, ajuda a saciar e a drenar
  • Limão: ajuda na digestão e a emagrecer
  • Couve: tem propriedades anti-inflamatórias e grandes quantidades de clorofila, que ajuda na oxigenação celular
  • Abacate: é um alimento muito alcalino que ajuda no equilíbrio e bom funcionamento do organismo.
  • Pepino (muito hidratante e facilita a digestão, e a casca que tem imensa vitamina c)
  • Espinafres (o super detox, fonte natural de vitaminas e minerais. Vitaminas C, ferro, cálcio, magnésio, vit. K, ácido fólico (vit B9), vit E, Betacaroteno.
  • Abacaxi (diurético, possui uma enzima digestiva ótima chamada bromelina)
  • Hortelã ou manjericão (ambos anti-inflamatórios e digestivos, rico em vitaminas, minerais, flavonóides e antioxidantes)
  • Maçã (raiz peruana, contêm aminoácidos essenciais, aumenta a libido, fertilidade e função sexual, aumenta a resistência física e mental.
  • Spirulina (Alga rica em antioxidantes, aminoácidos e é um poderoso antiaging)
  • Maçã verde (a fruta detox e digestiva, rica em vitamina C e em fibra solúvel (pectina)e insolúvel)
  • Curcuma (Excelente anti-inflamatório)
  • Salsa (rica em vitamina C, potássio, cálcio, magnésio e ferro.
  • Moringa: árvore Indiana em que as folhas são alcalinizantes e energizantes e antioxidantes.

OUTRAS DICAS

  • Mastigue devagar, fica satisfeito mais rapidamente;
  • Opte por acompanhamentos como, couves cozidas ou salteadas, grelos ou esparregado de espinafres, purés de legumes (brócolos, couve flor, abóbora) cogumelos, legumes diversos e saladas;
  • Tenha sempre entradas saudáveis, espetadinhas de tomate cherry com mozarela; ovos de codorniz; guacamole; húmus de várias cores; azeitonas; tremoços…
  • Divida os doces e opte por ingeri-los após as refeições, está mais saciado e os açúcares de absorção rápida acabam por ser absorvidos mais lentamente.
  • As bebidas alcoólicas são uma das principais fontes de calorias das festas, um grama de álcool fornece sete calorias. Evite o álcool ou “beberique” como costumo fazer, não faz a desfeita de não beber e controla-se muito mais, tenha sempre um copo de água por perto.
  • Natal e passagem de ano com moderação e bom senso, temos de saber fazer escolhas, equilibrar a nossa semana, continuar a treinar e fazer exercício físico, e compensar os excessos cometidos.

Bom ano 2021!

Dra. Ana Pinto

www.nutriaging.pt 

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