Tudo começou a 21 de Janeiro de 1977, com Francisco Tarré e os seus dois filhos, Manuel e Joaquim Tarré. O negócio arrancou baseado na experiência da venda de arcas congeladoras e gelados, mas a inexistência de um mercado alargado de peixe congelado mostra que foi o espírito empreendedor que desbravou o caminho.

Uma câmara frigorífica de 5 toneladas montada numa garagem marcou o início da atividade. Desde então, muitas conquistas foram alcançadas e tudo se deve à sim-biose entre a liderança do comendador Manuel Tarré e o conjunto de equipas de profissionais de exceção.

Esta energia tem contagiado o mercado e este tem reconhecido na Gelpeixe uma empresa de referência, quer seja pelo crescimento sustentado, quer seja pela ex-igência, rigor e elevada qualidade. As certificações e a cuidadosa seleção dos for-necedores seguem o padrão de exigência com que nos apresentamos no mercado.

Selecionamos as melhores zonas de origem e estabelecemos fortes parcerias em cada uma dessas áreas, o que nos permite ter um leque seguro de estratégias de negócio.

Preservamos a qualidade do produto, congelando-o no momento inicial do seu ciclo de vida, garantido assim a frescura das suas principais características.

Transformamos o produto à sua medida, criando embalagens nos mais variados formatos e quantidades, para melhor responder às necessidades do seu dia-a-dia.

Disponibilizamos a nossa gama de produtos, diariamente e perto de si, para que possa obter toda a qualidade e variedade de que precisa, sempre que precisa.

Inovação
Considerada uma empresa de referência no panorama empresarial português, a Gelpeixe está focada na exportação e na produção nacional apostando na diversificação da oferta e na inovação dos processos produtivos. Aposta na modernização das infraestruturas com vista a responder às exigências da operação nacional e internacional da Gelpeixe.
O processo de inovação e desenvolvimento de novos produtos é estratégico para a Gelpeixe, assim como as necessidades de conveniência e sustentabilidade do mercado. A empresa aposta na promoção do conceito “Portugal à Mesa” nos diversos mercados externos, dando a conhecer a gastronomia e cultura do país.
Com mais de 800 referências de produto, o portfólio da Gelpeixe conta atualmente com as referências Delidu, Delidu Junior e Gelpeixe Chef. A maior parte do seu volume de negócio resulta da transformação de peixe, marisco e moluscos, mas também comercializa outros produtos congelados como salgados, sopas, vegetais e refeições pré-congeladas.
Eficiência
A Gelpeixe é uma empresa sediada em Loures que dispõe de uma área de construção de mais de 10 mil metros2 com uma capacidade de armazenamento de mais de 20 mil metros m3 e capacidade produtiva 23 toneladas por dia.
A gestão eficiente do modelo de negócio e de processos tem permitido o crescimento eficiente e sustentável da Gelpeixe ao longo destes 40 anos.
A otimização e monitorização são constantes ao longo da cadeia de produção e dos processos logísticos, de forma a promover a eficiência do negócio, bem como a gestão da equipa.
Em 2013, Manuel Tarré é distinguido com o Prémio Masters da Distribuição para ‘Figura do Ano’.
O dinamismo e o serviço de excelência que presta aos seus clientes nacionais e além-fronteiras, desde o grossista ao consumidor final, tem pautado ao longo de 40 anos a atuação da Gelpeixe, reconhecida como PME Líder pelo IAPMEI.
Sustentabilidade
A Gelpeixe defende a importância do país voltar a olhar para o mar e para a expansão da economia azul como uma oportunidade de desenvolvimento económico para Portugal. Empresa obteve a primeira certificação MSC para a sardinha e prepara-se para obter a mesma para a pescada.
As Parcerias Estratégicas na Origem são fundamentais. Em 1985, A Gelpeixe iniciou a sua atividade comercial com a África do Sul, que se tornou o mercado internacional estratégico e crucial para a atividade e desenvolvimento da empresa com a compra de matéria-prima (pescada).
Distinção com os prémios PME Prestígio e PME Excelência pelo IAPMEI desde 1992.
Responsabilidade
Manuel Tarré, fundador e presidente do conselho de administração da empresa Gelpeixe, é comendador da Ordem de Mérito Industrial, distinção atribuída em 2015 pelo Presidente da República Portuguesa. Manuel Tarré foi congratulado pela sua ação enquanto empresário, criando emprego e contribuindo para o desenvolvimento económico da região, bem como pelo seu contributo ativo há mais de 30 anos para o movimento associativo do setor.
Enquanto agente económico, a Gelpeixe tem no seu ADN um compromisso com os diferentes stakeholders e promove as boas práticas na vertente económica, social e ambiental. A cultura empresarial promove este espírito e compromisso através do apadrinhamento de jovens estudantes do ensino superior, da reciclagem e do relacionamento com a comunidade envolvente através do desporto, cultura e associativismo.
Know How
Fundada pelo comendador Manuel Tarré, a Gelpeixe é uma empresa de raiz familiar e de capital 100% português e líder no setor alimentar que se dedica à transformação e comercialização de alimentos ultracongelados desde 1977. A primeira fábrica nasceu em 1979 num pavilhão com 540 metros2 e 20 trabalhadores que se dedicavam
A Gelpeixe está presente com as suas marcas e produtos em 16 países e quatro continentes – Europa, África, Ásia e Oceania.
A empresa defende importância do país acreditar nas marcas nacionais e coloca-as no topo da lista das preferências.
É reconhecida pelos rankings que avaliam as melhores empresas, com aposta na formação contínua e valorização dos seus colaboradores. O sucesso da empresa deve-se aos seus cerca de 170 colaboradores.
Qualidade
O seguimento de rigorosos padrões de qualidade de seleção de fornecedores e das matérias primas fazem da Gelpeixe uma referência.
A Gelpeixe compromete-se em garantir uma política de confiança junto dos seus clientes e consumidores através do fornecimento de produtos de qualidade superior, de acordo com os requisitos ISO 9001:2008 e ISO 22000:2005. A sua política é orientada para a satisfação dos clientes e para a melhoria contínua dos processos. O produto final é submetido a um rigoroso controlo, desde a receção da matéria-prima até ao serviço pós-venda.
O cumprimento de exigentes especificações técnicas, criteriosas normas de Higiene e Segurança e Certificação do Sistema de Gestão da Segurança Alimentar permitem assegurar que os produtos da Gelpeixe mantenham as características originais ao longo do processo de produção e comercialização. A empresa compromete-se em trazer mais valor ao consumidor e promover uma alimentação saudável.